Lisboa Norte

Debate Público “Portugal Merece Mais!”

Lisboa Norte (Carnide / Lumiar / Santa Clara)

6 de Maio de 2014

No dia 6 de Maio, no âmbito da campanha “Uma Volta pelo Voto” e com o tema “Portugal Merece Mais!”, a APRe! organizou, no auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro em Lisboa, cedido para o efeito pela Junta de Freguesia do Lumiar, um debate público em que participaram como oradores convidados António Capucho e Isabel Moreira, sendo moderadora a jornalista Fernanda Mestrinho, debate que a Presidente da APRe! Rosário Gama e o Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar Pedro Delgado Alves quiseram honrar com a sua presença.
Esteve ainda presente, como convidado, o Presidente da Associação Académica da Universidade de Lisboa, André Machado, tendo a APRe! assim demonstrado que não existe, nem quer, o divisionismo, que por vezes tem sido propalado, entre gerações, o que aliás foi corroborado pelo mesmo, ao auspiciar uma frutuosa colaboração futura.
O Auditório estava completamente cheio, tendo participado na sessão cerca de 180 pessoas.
Centrado nos temas “Cortes nas Pensões – de provisórios a definitivos – a questão da (in)constitucionalidade” e “Austeridade, Desemprego, Crise – tem de haver alternativas”, as intervenções dos oradores convidados suscitaram grande interesse entre os assistentes, sendo de destacar as afirmações de António Capucho de que “Importa defender um Estado Social e não um estado assistencial, para cuja defesa a APRe! tem um papel fundamental” e de que “A CES caduca com o fim do Programa de Ajustamento, pelo que o novo imposto deve merecer a atenção do Tribunal Constitucional”, bem como as locuções de Isabel Moreira de que “O Governo não respeita o contrato com os pensionistas, só respeita o contrato com os mercados” e “Trabalhar 8 horas por dia e ser pobre é insustentável”, afirmações que receberam fortes aplausos do público presente.
O debate que se seguiu decorreu com bastante vivacidade sendo de salientar as ideias expressas de que devemos estar na Europa e por isso devemos votar, bem como que se deve criar um amplo movimento europeu de combate às políticas de austeridade.
A sessão terminou com o Hino Nacional cantado por todos os presentes.

A Equipa de Dinamizadores Lisboa Norte
Arminda Serra