Notícias APRe!

0
Caros Associados 
– Estão a aproximar-se as primeiras eleições para os corpos sociais da APRe! (dia 27 de Fevereiro) e, nesse sentido, peço a todos os associados para participarem activamente neste acto eleitoral. É uma forma de demonstrarmos a nossa convicção de que estamos determinados a ir para a frente com este projecto. O prazo para apresentação das listas termina dia 12. A Comissão Instaladora irá apresentar uma lista, cujo programa será divulgado juntamente com as das restantes listas que venham a apresentar-se a sufrágio. 
Os cadernos eleitorais “fecharam” dia 20 de Janeiro, uma vez que tiveram que ficar prontos antes do envio da convocatória eleitoral que seguiu por escrito para os associados sem acesso à Net. Os associados que formalizaram a inscrição depois dessa data, não poderão participar neste primeiro acto eleitoral. 
– Os núcleos da APRe! continuam a surgir em vários pontos do país. Amanhã faremos a divulgação da APRe! em Faro, às 14H30 na Biblioteca Municipal de Faro e, no dia 8 em Évora, na CCR do Alentejo, também às 14H30. Quantos mais formos, mais hipóteses temos de nos candidatarmos a parceiros sociais. 
– A APRe! tem sido convidada a participar em programas de televisão nomeadamente Prós e Contras, por duas vezes (com a Eduarda Neves e a Luisa Cabral). Também 2 associados de Lisboa (Vítor Ferreira e Luisa Cabral) já estiveram no canal Q e a Eduarda Neves do Porto deu uma entrevista no Porto Canal. No próximo domingo, às 15H00, estarei 3 minutos no programa Portugal Português da TVI24.
Apesar destes últimos serem canais por cabo e portanto com menor audiência, achamos que devemos aceitar os convites para divulgar a APRe! 
– No domingo, dia 10, às 10 horas vai passar na Rádio Festival (94.8 FM, para quem quiser ouvir) uma entrevista com a Eduarda Neves no programa “Porto de Honra”. É uma rádio muito popular do Porto e arredores. 
– Na passada 5ª feira, 25 elementos da APRe! estiveram num jantar com o Dr. Bagão Félix, organizado pela Quinta das Lágrimas, em Coimbra, o que constitui uma boa oportunidade para trocar opiniões com ele, tendo o mesmo disponibilizado o seu contacto para futuras colaborações. 
– O Núcleo da APRe! do Porto vai organizar um ciclo de debates subordinado ao tema “Estado Social e o Direito à Aposentação como Pilar da Democracia” O primeiro destes debates é na 5ª feira, 14 de Fevereiro, no Pequeno Auditório do Rivoli, entre as 18h15 e as 21h00. Neste debate participam o Senhor Presidente da Câmara do Porto, Dr. Rui Rio e o Professor Doutor Augusto Santos Silva sendo moderado por mim, enquanto Coordenadora da APRe! 
– A APRe! foi convidada a participar numa conferência subordinada ao tema “Tratamento de Pensões e Reformas no OE 2013”, organizada pelo Instituto de Investigação Jurídica da Universidade Lusófona do Porto, a realizar no dia 28 de Fevereiro, às 14H30 no Auditório da mesma Universidade. A participação está a meu cargo, enquanto Coordenadora da APRe! e do Dr. Henrique Rodrigues, jurista do Porto. 
– Fui contactada pelo Expresso para uma entrevista sobre a APRe!. Esta entrevista vai sair no próximo sábado, na página 6 do caderno principal. 
– De uma Associada da APRe! recebi a seguinte mensagem: 
No dia 9 de Fevereiro, às 14 horas, na Alameda Afonso Henriques (Fonte Luminosa), vai realizar-se uma manifestação sob o lema “Não ao Orçamento. Sim a Portugal”, organizada por simples cidadãos que têm consciência que com este Orçamento e se o TC não considerar inconstitucional os itens que lhe foram apresentados, nomeadamente a taxa de solidariedade para os pensionistas e reformados, os portugueses vão ficar cada vez mais pobres. 
Venho solicitar o seu empenho no sentido de divulgar pelos associados da APRE a realização deste evento. 
– No dia 2 de Março vai realizar-se a Manifestação organizada por movimentos cívicos e em que a APRe! vai participar. 
Apelamos a todos os associados da Apre! para, juntamente com outros Pensionistas, integrarem a Maré dos Aposentados, Pensionistas e Reformados. Para isso, os que participarem nesta manifestação em Lisboa, devem juntar-se no dia 2 de Março, 15h – na Praça José Fontana. Juntar-se-ão, em seguida, ao povo inteiro, para a manifestação do Marquês de Pombal ao Terreiro do Paço. O Manifesto da APRe! segue em anexo. 
– Por sugestão de uma associada, devemos exigir à entidade pagadora (CGA ou CNP) o descritivo do pagamento do mês de Fevereiro, a fim de podermos avaliar (neste momento com as confusões criadas, ninguém sabe quanto este (des)governo nos vai limpar) os cortes a que fomos sujeitos. No caso de não haver resposta, a APRe! recorrerá ao Sr. Provedor de Justiça. O endereço electrónico da CGA é cga@cgd.pt e a morada da sede é Avenida 5 de Outubro, 175, Apartado 1194, 1054-001 Lisboa. Para o CNP, Centro Nacional de Pensões a morada é Campo Grande, Nº 6, 1749-001 Lisboa e o endereço electrónico cnp-pensoes@seg-social.pt
Se todos fizermos isso, vão ter que responder e perceberão que estamos atentos ao que nos vão tirar. 
– Uma associada da APRe! reclamou junto do BPI manifestando repúdio pelas afirmações públicas e insultuosas dirigidas ao povo português pelo presidente do BPI – Sr. Fernando Ulrich.
Para: gestao.reclamacoes@bancobpi.pt . O seu texto foi: 
Exmos Senhores
Pretendo desta forma “reclamar” junto do BPI, as repugnantes afirmações públicas, que o seu presidente Sr. Fernando Ulrich, insiste em continuar a exibir de forma arrogante, provocatória e gratuita. 
Considero lamentável que o sr. Fernando Ulrich, presidente do BPI, não tenha o pudor de guardar apenas para si próprio, considerações pessoais tão impróprias, e insultuosas como as que insistentemente faz questão de proferir. 
Era bom que se calasse e tivesse ao menos um pouco de respeito, pelos portugueses, pelo momento difícil que todos vivemos e até talvez pela imagem do banco onde trabalha. 
– O nosso Associado José Cavalheiro está a dinamizar o fórum APRe! Se não recebeu convite para participar neste fórum, vai receber. Todos os associados da APRe! podem participar e enviar mails e assim, todos os contributos são rentabilizados. As sugestões e opiniões de cada um não podem perder-se ou ficar apenas num círculo muito restrito. 
– Já estão a pagamento as quotas da APRe!. Pode fazê-lo por transferência bancária ou por Multibanco e enviar o comprovativo para a APRe!. Não se esqueça que o NIB da associação é 0035 0185 00021699 930 81. O valor da quota mensal é de 1 Euro, o que perfaz 12 Euros a serem pagos duas vezes no ano, 6 Euros de cada vez. 
– Aparecem no mail algumas transferências de dinheiro da jóia sem vir nenhum nome ou ficha de inscrição associada. Se conhecer alguém que tenha pago e não esteja a receber correspondência, peça, por favor para contactar a APRe!.a fim de lhe enviarmos a ficha de inscrição para preenchimento. 
Saudações APRistas! 
A Coordenadora da APRe! 
Rosário Gama