Notícias APRe!

1

Caro@s Associad@s

Aconteceu
Este é o mês em que há fundamentos para escrever o “Livro Negro da Segurança Social” com base na lista de descontos/taxas/contribuições que fizeram na nossa pensão, com base em falsas premissas, nomeadamente, ao tentarem confundir a população com notícias manipuladoras da realidade. Este fim de semana foi pródigo nisso com a notícia de 1ª capa do Expresso em que se podia ler que “Governo quer corte definitivo nas Pensões” e no Correio da Manhã em que se afirmava que eram gastos diariamente com pensões 37 milhões de Euros. Daí a nossa Nota à Imprensa, que teve como resultado uma entrevista à RTP Informação que dei ontem a partir dos estúdios de Coimbra. (Mais uma vez numa sala vazia, sem interlocutor à frente, o que dificulta muito a comunicação). Tinha muita coisa para dizer mas tive muito pouco tempo. A nota à imprensa foi divulgada na primeira página da LUSA on line e teve nota nalguns jornais. Os regionais de Coimbra (Diário de Coimbra e Beiras, deram grande destaque). Envio a Nota à Imprensa em anexo.
*****
No dia 7 de Fevereiro fizemos uma reunião em Faro com 160 participantes e no dia 8, em Évora com 85 participantes. Foram dois momentos de trabalho produtivo pois em cada um dos locais ficou o embrião para a organização de núcleos locais.
*****
No dia 9 de Fevereiro o Expresso deu grande destaque à APRe! através de uma entrevista que dei (pelo telefone) e que envio em anexo. 
*****
No dia 14 de Fevereiro, o Núcleo do Porto organizou o primeiro debate da APRe!, de um ciclo de 4 debates, com a presença do Dr. Rui Rio e do Dr. Augusto Santos Silva. Eu estive presente como moderadora. Sala cheia, 175 pessoas, algumas associadas, outras não. Correu muito bem, cada um dos oradores expôs as suas ideias sobre a situação dos reformados e as pessoas da sala colocaram diferentes questões, impossíveis de reproduzir, mas com respostas dadas consoante a posição ideológica dos intervenientes. 
*****
Já existem numerosos núcleos criados por todo o país e esse trabalho continua. Precisamos aumentar muito o número de associados.
Vai acontecer
No dia 22 vamos ser recebidos pelo eurodeputado Rui Tavares a quem vamos expor a nossa situação e tentar uma audição no Parlamento Europeu. 
*****
No dia 23, às 15.15 horas, vai realizar-se na Biblioteca Nacional de Lisboa uma Sessão Pública com Raquel Varela e comigo. Convidamos todos os Associados que possam, a estarem presentes nesta sessão organizada pela Comissão Ad Hoc da APRe! de Lisboa.
*****
Dia 27, 4ª feira, vai decorrer o primeiro acto eleitoral da APRe! Estas Eleições para os Órgãos Sociais da APRe! são muito importantes e a votação tem de ser significativa para demonstrarmos a nossa vitalidade.
Funcionam mesas de voto em Lisboa, Porto e Coimbra, pois são os locais onde, à data da elaboração dos Cadernos Eleitorais, havia mais de 100 associados (Estatutos). Quem puder deslocar-se às mesas de voto, deve fazê-lo, quem não puder, pode optar pelo voto por correspondência de acordo com as instruções divulgadas pela Eduarda Neves, Presidente da Mesa da Assembleia Geral Eleitoral. 
A Mesa de voto em Lisboa (abrangendo a chamada Grande Lisboa) funciona no Largo do Intendente Pina Manique, 35, r/c;
Em Coimbra, na Rua do Teodoro, 72, 2º Esq. 
No Porto na Rua do Heroísmo, 354 – 1º -Sala 2. 
Se estiver a passar esse dia perto destes locais, pode deslocar-se a uma destas mesas porque pode votar numa à sua escolha. 
*****
No dia 2 de Março vamos participar na Manifestação organizada pelo movimento “que se lixe a troika” Esta Manifestação vai ter lugar em várias cidades do país. Em Lisboa, a concentração dos Aposentados da APRe! vai ser no Monumento aos Mortos da Grande Guerra, Av. da LIberdade, 16 horas; Em Coimbra a concentração dos Aposentados da APRe! vai ser nos Arcos do Jardim, às 15H00 e no Porto, o local da concentração dos APRe!, em local a divulgar. A Manif no Porto às 16H00 na Praça da Batalha. Em Faro é às 16H00 no Largo do Carmo. Estes são os locais onde estamos organizados mas cada um pode ir noutros locais à manifestação. Se consultar o nosso blogue http://apre-associacaocivica.blogspot.pt/, logo ao lado direito tem a indicação dos locais onde se realiza a Manifestação. Em anexo, segue o cartaz feito pelo Pedro Martins.
A APRe! mandou fazer t-shirts, bonés e guarda-chuvas para participarmos no 2 de Março e noutras manifestações/concentrações que venhamos a fazer. No dia da votação, estarão disponíveis nos locais de voto. Vá cedo porque podem esgotar…
*****
Envio, em anexo, um trabalho que o Pedro Martins fez sobre o novo arrendamento Urbano (Lei das Rendas). Contém informações úteis para quem for inquilino. Boa ideia e bom trabalho do Pedro!
*****
Têm chegado até nós muitos mails sobre o parecer do Dr. Gomes Canotilho. Muitos associados conhecem mas para quem não conhece, envio, em anexo. As suas 2 últimas páginas resumem a posição do constitucionalista de um modo muito claro, facilmente inteligível para os não-juristas que, por regra, somos.
*****
Volto a pedir a todos os associados que enviem o correio electrónico para o mail da APRe! apre2012@gmail.com. Todos os outros (apre2012.1; apre2012.2 e apre2012.3) foram criados para envio de correio e é raro eu lá ir. 
*****
Recebi, de muitos associados e com pedido de divulgação o mail com o texto que se segue.
Como vale mais prevenir do que remediar…
“Há pessoas que têm estado a receber chamadas de +375602605281 e+37127913091 ou qualquer número começando com o código 375 ou 371. 
Ligam e desligam, deixando uma mensagem de chamada perdida.
Se ligarem de volta a um desses números serão cobrados € 15 ou € 30 e podem copiar a lista de contactos em 3 Seg.
Se tiverem informações bancárias ou de cartões de crédito no telefone, eles podem copiar também.
375 é da Bielorrússia e Afeganistão e 371 é o código do país para a Letónia 
Não responda nem ligue de volta. 
PEDIA A MAIOR ATENÇÃO PARA ESTA INFORMAÇÃO E A PARTILHA DESTA MSG COM OS COLABORADORES (MESMO QUE NÃO SEJA CLIENTE TMN) 
Obrigado, 
Gonçalo Magalhães 
Gestor de Cliente 
DDP/APL3 – Direcção de Clientes Sector Público 
tlf: 215000051 
tlm: 965820224 
e-mail: goncalo.s.magalhaes@telecom.pt 
Saudações APRistas
A Coordenadora da APRe!
Rosário Gama