O Comité das Nações Unidas para as Organizações Não-Governamentais, deliberou aceitar a candidatura da APRe! ao Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC)

7

UNITED NATIONS ECONOMIC AND SOCIAL COUNCIL – ECOSOC

Em Junho de 2018 a APRe! apresentou a sua candidatura ao Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) para obtenção do “estatuto de especialista” naquele Conselho, que foi alvo de um complexo processo de análise.

A APRe! já acreditada no OEWGA da Nações Unidas (Grupo de Trabalho Aberto para o Envelhecimento) viu nesta nova oportunidade mais um palco internacional que pudesse levar a voz dos aposentados, pensionistas e reformados portugueses, por forma a transmitir a real situação portuguesa.

As Nações Unidas e a nossa presença no ECOSOC permitirão conhecer outras realidades mundiais, pugnar pela nossa defesa e influenciar as autoridades portuguesas para que os tratados e políticas internacionais sejam aplicados na legislação portuguesa por forma a dignificar a geração que representamos.

Finalmente esta semana, o Comité das Nações Unidas para as Organizações Não-Governamentais em reunião a decorrer em Nova Iorque, na sua 4ª sessão, deliberou aceitar a candidatura da APRe!, sem quaisquer reservas de todos os países presentes.

Esse momento histórico para a APRe! poderá ser visto no link, entre o minuto 44,20 e 46,15 da filmagem da sessão.

O momento de silêncio que se segue ao anúncio da APRe! destina-se a que os membros do Comité possam consultar o dossier da candidatura e pronunciarem-se quando são questionados pelo “chair” se há objeções ou questões a colocar.