Os perigos das fake news na saúde mental

Marco Paulino Psicólogo

Sandra Varandas Jornalista
Ana Rute Carvalho Jornalista

Apesar de terem voltado à discussão em época de pandemia, as fake news, em português falsas notícias, podem acontecer em qualquer área e não são, propriamente, um tema novo. Hoje em dia, termos muitos conteúdos não significa que os mesmos sejam verdadeiros e de qualidade. Por isso, a ciência psicológica já alertou para os perigos das fake news na saúde mental.

O que podemos entender por fake news?

Podemos definir fake news como conteúdo falso produzido, deliberadamente, para imitar notícias legítimas e convencionais, de modo a induzir o público a acreditar que são informações verdadeiras pela forma subtil que são apresentadas.

Neste universo, podemos incluir notícias falsas, rumores, mitos, teorias da conspiração, embustes, bem como conteúdos enganosos ou errados.

Apesar de longa é muito importante estarmos atentos a esta realidade, pelo que se sugere ver aqui toda a notícia: https://sicnoticias.pt/especiais/desafios-da-mente/2021-01-29-Os-perigos-das-fake-news-na-saude-mental