Proteger terceira idade é fundamental na próxima fase da pandemia de covid-19

4

Proteger os utentes dos lares, residências e unidades de cuidados continuados da terceira idade é fundamental para ultrapassar a próxima fase da pandemia de covid-19, apontou hoje o antigo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

 Num debate promovido pelo histórico café ‘A Brasileira’, no Chiado, a opinião do antigo governante foi corroborada por Margarida Tavares, infeciologista do Hospital de São João (Porto), que concordou que o país precisa de aproveitar o verão para se preparar para os meses críticos que se avizinham.
O antecessor de Marta Temido, no anterior executivo do PS, lembrou também que o período de verão dá às autoridades algum ‘fôlego’ para “fazer um plano, preparar e fazer o trabalho de casa”, focando a sua atenção naquela que considerou ser uma das franjas mais “vulneráveis” da população portuguesa: a terceira idade.
 “É preciso um plano específico para os lares, residências e unidades de cuidados continuados. Não um plano que vise criar ‘guetos’, mas que diga que aquela população precisa de ser protegida e ao protegê-los estamos a fazer o mesmo a toda a sociedade”, explicou o antigo ministro de António Costa.
Notícias de Coimbra, 16.07.2020