Tertúlia com Lídia Jorge

O FUTURO DE UM PASSADO – Nos 40 Anos do 25 de Abril
Biblioteca Municipal Palácio Galveias
Conforme estava previsto no programa da campanha “Uma Volta pelo Voto”, da APRe!, realizou-se na tarde do dia 22 a sessão-tertúlia com Lídia Jorge, autora do romance “Os Memoráveis”. A sessão teve lugar numa sala do edifício que é um dos mais bonitos palácios de Lisboa e um dos melhores exemplos de casa nobre portuguesa seiscentista.
Pretendia-se que a sessão fosse uma oportunidade para os associados da APRe!, para leitores de todas as idades, discutirem com a escritora a forma e o conteúdo deste seu último romance.
Simultâneamente, a sessão era uma homenagem ao 25 de Abril e aos militares de Abril bem como a Lídia Jorge, um dos mais talentosos e corajosos escritores portugueses. A apresentação da escritora e da sua obra esteve a cargo do nosso associado Betâmio de Almeida.
Esteve presente a nossa Presidente, a Drª Rosário Gama que abriu a sessão.
O resultado foi plenamente conseguido:
– A sala encheu por completo (200 pessoas).
– A sessão teve uma dinâmica muito variada, com música, poesia e imagens.
– Houve participação de militares de Abril, de jovens universitários e da assistência.
Lídia Jorge fez intervenções muito interessantes e esclarecedoras sobre a sua obra e sobre a presente situação no nosso país que bem evidenciaram a sua sensibilidade social e determinação cívica.
Simpática, a escritora conversou informalmente com os presentes e escreveu dedicatórias a quem pediu.
O tempo pareceu breve, apesar da sessão ter durado três horas.
Foi um momento de cultura viva e de resistência moral. No final parece ser unânime que foi um bom exemplo e que mostra um caminho que deve continuar a ser percorrido pela APRe!