Alterações climáticas: há centenas de cidades sem planos para as enfrentar

59

Quase metade de 812 cidades mundiais analisadas por uma organização independente ligada ao ambiente (CDP) não tem planos para enfrentar as alterações climáticas, segundo um relatório divulgado esta quarta-feira, 12 de Maio.

O documento a que a Lusa teve acesso inclui 25 cidades portuguesas, 76% das quais têm planos de adaptação, um valor muito acima da média global.

Em relação ao total das cidades que disponibilizaram dados para o relatório verifica-se que, embora 93% das cidades tenham declarado enfrentar riscos ambientais, 353 (43%) delas não indicaram ter qualquer plano de adaptação. A falta desses planos significa, alerta a organização, que uma população estimada em 400 milhões de pessoas na próxima década vive em cidades mal preparadas para enfrentar as alterações climáticas.

O relatório divulgado esta quarta-feira assinala os 10 anos de cidades que comunicam dados ambientais ao CDP, uma organização sem fins lucrativos que gere o sistema mundial de divulgação ambiental para empresas, cidades, estados e regiões.

O CDP foi fundado em 2000 e actualmente mais de 10.000 organizações, 9.600 empresas e quase mil cidades e regiões divulgam dados através da entidade, que analisa os progressos que estão a ser feitos para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, em conformidade com o Acordo de Paris.

Ler notícia aqui: https://www.publico.pt/2021/05/12/p3/noticia/alteracoes-climaticas-ha-centenas-cidades-planos-enfrentar