Covid-19: 74 mil pessoas já tomaram as duas doses da vacina, 183 mil a primeira

2

Isabel Leiria

Francisco Ramos, coordenador da ‘task force’ para o plano da vacinação, faz balanço de um mês do processo. Há 60 mil profissionais de saúde já com as duas tomas da vacina e iniciou-se a inoculação do grupo de pessoas com mais de 50 anos e doenças de risco para a covid-19. Proteção de idosos com mais de 80 anos também avança. Vacinas para titulares de órgãos de soberania e de proteção civil disponíveis para as próximas semanas serão cerca de mil 

 

  

Das mais de 400 mil doses de vacina da Pfizer e da Moderna que chegaram a Portugal no último mês, já foram administradas 252 mil, sendo que 74 mil pessoas já têm o seu processo de vacinação completo, ou seja, com a toma das duas doses previstas. A estas somam-se 183 mil pessoas que apenas tomaram só a primeira dose, revela Francisco Ramos, coordenador da task force para o plano da vacinação, num balanço de um mês do processo, que fez esta quinta-feira no Infarmed.

Neste ponto de situação, Francisco Ramos diz também que as reações adversas registadas até agora são muito poucas – 0,65 por 100 vacinados – e estão em linha de conta com o que aconteceu nos ensaios clínicos.

 Neste primeiro trimestre deverão chegar a Portugal 1,5 milhões de doses e no segundo trimestre cinco milhões. Mas há também que contar que às vacinas da Pfizer e da Moderna se vai juntar a da AstraZeneca, cuja aprovação pode acontecer esta sexta-feira numa reunião da Agência Europeia do Medicamento.

É este reforço no fluxo de vacinas que vai permitir prosseguir com a vacinação dos grupos que já estavam previstos para esta primeira fase – como os mais de 50 anos com doenças de risco para a covid-19 (cardíaca, renal, coronária, pulmonar obstrutiva) -, mas também com a inclusão, anunciada esta semana, de todas as pessoas com mais de 80 anos.

 

Ler mais aqui:  https://expresso.pt/coronavirus/2021-01-28-Covid-19-74-mil-pessoas-ja-tomaram-as-duas-doses-da-vacina-183-mil-a-primeira